Arco-iris

Minha Galeria

Frases

sábado, 2 de abril de 2011

Tipos de Iluminação

 Escrito por Eliane Terrataca

Como todos já sabem, a fotografia é um registro de luzes, reflexos e sombras. Existem muitas maneiras diferentes de a iluminação se apresentar, ou você mesmo pode definir como ela irá se apresentar. A luz está diretamente baseada na posição da câmera com relação ao assunto da foto. Algumas pessoas nem fazem ideia disso e outras conhecem todas as possibilidades, mas não sabem dar o nome aos bois. Por esta razão que hoje vou explicar, de maneira simples, os diversos “tipos” de luz que existem ou que podemos “criar” em estúdio.
Luz frontal
Aqui a fonte de luz fica atrás da objetiva, gerando sombras reduzidas. Isso gera uma imagem “chapada” (a sensação de tridimensionalidade fica em segundo plano), mas registra muito bem as cores presentes na cena.
Contraluz
A luz fica atrás do assunto. A exposição pode ser regulada a fim de realçar detalhes, ou para transformar algo em silhueta, deixando o fundo em destaque. É uma ótima técnica para fotografar objetos transparentes (vidro, acrílico, plástico etc.), porque ressalta as extremidades e realça as formas.
por slimmer_jimmer
por slimmer_jimmer
Luz direcionada
Você também pode escolher um lugar específico: lateral, esquerda, direita, cima, baixo). Tudo depende do efeito que você desejar. Uma iluminação direcionada, através das sombras, dá mais volume e realça a textura do assunto.
Luz dura
Nada mais que uma luz direta. Ela cria sombras bem definidas e é comumente usada para criar imagens dramáticas ou que pretendem destacar texturas.
por Stéfan
por Stéfan
Luz difusa
É uma luz mais suave, filtrada. É bem distribuída pela cena, iluminando com uma só intensidade. Não produz grandes contrastes e nem sombras definidas. Fica tudo bem harmonioso. Dias nublados tendem a ter uma iluminação bem distribuída, são ótimos para fazer fotos externas.
Light Painting
É literalmente “pintar com luz”. Você pode usar lanternas e outros objetos luminosos para iluminar apenas as partes que interessar, pelo tempo que desejar. As possibilidades são muitas, afinal a luz não é fixa. O resultado é de uma iluminação aveludada, com uma atmosfera de sonho (se você estiver utilizando a Light Painting profissional). E também serve para brincar de escrever, desenhar ou o que mais você quiser.
 por Paula Korosue
por Paula Korosue
-
 por JotaPê Correia
por JotaPê Correia
Também existem filtros de gelatina que podem ser colocados nas fontes de luz a fim de aumentar uma coloração específica, as luzes podem ser misturadas e muitas angulações podem ser escolhidas. O resultado final, bom ou ruim, só depende do olhar individual de cada fotógrafo. O importante mesmo é experimentar – sempre!

Para saber mais acesse:  Fós Grafê

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...