Escrito por Claudia Regina
O que são as lentes genéricas?
Tomando como base as duas marcas mais usadas de DSLR comercialmente viáveis hoje temos a Canon e a Nikon e suas lentes “oficiais” sendo vendidas pelas mesmas marcas. Essas lentes são ótimas e funcionam perfeitamente nos modelos de suas respectivas marcas.Mas uma lente de qualidade (ótica, claridade, etc) muitas vezes custa BEM caro. Pensando nisso existem marcas “genéricas” – são marcas independentes da Canon ou da Nikon, como a Sigma e a Tamron. Elas criam lentes parecidas com aquelas “oficiais”, mas mais baratas.
Elas são tão boas quanto as das marcas oficiais?
Quando falamos de lentes, isso não existe. Se é mais barata, é porque não é tão boa quanto a mais cara, e ponto. Seria ótimo se lentes mais baratas fossem tão boas (ou melhores) do que as mais caras, mas isso iria contra qualquer regra de mercado ;) Então a pergunta certa é:Elas são suficientemente boas quanto as das marcas oficiais?
Muitas vezes sim. Como sabem sou uma fotógrafa de baixa renda, então não posso sair gastando rios de dinheiro sem antes ganhar de pouquinho em pouquinho.Uma 24-70 2.8 Sigma custa hoje cerca de 600 dólares. A 24-70 2.8 da Canon custa hoje cerca de 1.400 dólares. É mais do que o dobro do preço. Se eu pudesse pagar, iria pagar. Mas não posso. Então comprei a genérica. Simples assim!
Quais os cuidados ao comprar uma lente “genérica”?
Lembre-se de testar a unidade que você vai comprar antes pois muitas vezes comprar uma lente de marca “genérica” é uma loteria: alguns lotes inteiros tem defeitos, algumas unidades específicas têm problemas únicos, e por aí vai. Então não adianta testar a minha lente e comprar uma outra por aí: teste exatamente aquela que você vai comprar.Leia reviews e já saiba de antemão o que ela pode te oferecer. A minha 24-70 é infinitamente mais pesada do que a equivalente da Canon. Eu sei disso, mas como estou pagando menos, também sei que terei que conviver com isso até ter dinheiro pra comprar a melhor rs…
Uma única coisa é a mais importante de todas: ótica de qualidade. Sua lente pode ser mais pesada, feia, menos rápida ou qualquer outra coisa… mas ela deve ter nitidez. O que vier com a nitidez é lucro ;)
Comprar uma lente “genérica” é como comprar um fogão: você tem a opção da marca consagrada que é tudo de bom e tem a opção da marca do supermercado, que talvez estrague mais rápido e você vai ter que acender as bocas com fósforo porque a faísca não funciona. Vale a pena pelo preço menor? Isso depende inteiramente de você!
Leia mais em Dicas de Fotografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário