Arco-iris

Minha Galeria

Frases

domingo, 6 de março de 2011

Black Card

 Escrito por Rafael Resende

  Há algum tempo, tinha lido sobre a técnica de exposição do “black card”.  É uma maneira de se conseguir o mesmo efeito de um filtro de degradê, mas sem ter que comprar nenhum filtro. E ainda tem a vantagem de permitir o degradê em qualquer posição, e com qualquer intensidade. É como ter todos os filtros de gradiente num pedacinho de cartão preto. E tem também a economia de uma pilha de dinheiro, que de outra maneira teria sido gasta em filtros.
  Como quase nunca fotografo paisagens, não tenho muita utilidade pra esse efeito, mas com certeza é legal. Olha o que eu consegui fazer com alguns minutos de tentaivas:




  Esse é o tipo de foto onde, geralmente: a) o chão fica uma maçaroca sub-exposta e o céu fica maravilhoso, ou b) o chão fica super bem exposto e o céu fica estourado e sem detalhes.
  Aí que entra o tal black card. O truque é pegar um pedaço de cartão preto (ou qualquer outro material preto: nessa foto usei a alça da bolsa da câmera) e tampar, em frente à lente, a parte mais luminosa da foto (céu). Use o live view pra facilitar.
  Utilize um tempo de exposição mais para longo (pelo menos uns 3 ou 4 segundos). Faça a exposição ficar certa para a parte mais escura (chão). Tire a foto. Durante os primeiros segundos, deixe o cartão na frente da lente, tampando o céu (bem na linha do horizonte). Mais para o final, retire o cartão. A intenção é deixar o chão se expor normalmente, mas bloquear parte da luz que vai registrar o céu.
  O problema é que dessa forma não há degradê. A parte escura não tem uma transição suave pra parte clara. Aí que entra, na verdade, o segredo da técnica: é preciso chacoalhar o cartão. Enquanto a foto está sendo exposta, você fica vibrando o cartão. Dessa forma ele não registra um limite duro, delineado, mas sim um gradiente suave. O leve movimento do cartão borra suas próprias bordas! Observem estas fotos com 5 segundos de duração:




  Da esquerda pra direita: foto normal, foto com uns 2,5 segundos de bloqueio, e foto com uns 4,5 segundos de bloqueio. Parece até com aquelas fotos onde se excede o limite de tempo do sincronismo do flash, mas isso aí é luz natural!
  Por aí dá pra ver que dá pra dosar a quantidade do efeito. Note que a posição do degradê variou: é tudo na tentativa e erro. A área de transição também poderia ter sido maior, desde que eu vibrasse o cartão com movimentos mais espaçados.

Leia mais em  Blog da Lira Fotografia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...