Muita gente chega perguntando qual é o melhor equipamento, o que se deve comprar para iniciar na fotografia e dicas sobre marcas e preços. É interessante existir um guia sobre isso, sim, mas antes de falar sobre isso eu gostaria de falar um pouco mais sobre esse mito em torno do equipamento.
Aproveite o que você tem agora
Sim, existem equipamentos melhores e piores. É impossível comparar uma Tekpix ou CyberShot-alguma-coisa com o último lançamento de DSLR da Canon ou da Nikon, por exemplo. Mas o ponto aqui não é comparar a qualidade da câmera, e sim, primeiramente, do fotógrafo.
Não é a câmera – é o que está atrás dela
Um equipamento bom só vai dar mais recursos para quem está fotografando. A composição e o momento certo só podem ser percebidos por quem está o operando.
Dê uma câmera considerada amadora com controles manuais para um bom fotógrafo e ele ainda fará lindas fotos. Dê uma câmera maravilhosa para um apertador de botões e ele fará imagens razoáveis.
Mas e a qualidade? E os recursos?
Tudo depende dos seus objetivos.
Conheço muita gente que condena qualquer um que use uma “Canon Rebel”. “Rebel” é a linha chamada “amadora” das DSLR da Canon. Porém a câmera possui todos os controles manuais necessários e um sensor de qualidade. Muitos profissionais usam essa câmera para uso em estúdio, por exemplo, aonde não é necessário usar um ISO muito alto (o que nas Rebels faz a foto ficar com mais ruído que em outras).
Conheço muitos profissionais que usam Rebel e fazem um trabalho sensacional.
Assim como conheço pessoas que comprariam sem pestanejar câmeras de 20 mil reais quando:
1. No Brasil a maioria dos fotógrafos não ganha, com o seu trabalho, um valor alto o suficiente para um investimento desses
2. Para fazer fotos de flores no parque não é necessário ter uma câmera de 20 mil reais. Para fazer fotos de astros (estrelas, planetas), de esportes e da savana africana sim. Para flores, não. Para books em estúdio, não. Para casamentos, não. Para um bom setup de iluminação, não.
3. Uma câmera de 20 mil reais, usando a mesma lente, vai fazer exatamente a mesma foto que uma Rebel faz no automático. Com um pouco mais de resolução e com menos ruído, é claro. Mas algo que só será notado a partir de uma impressão de 40x60cm – não no seu Flickr.
Eu sou foda
Não seja a pessoa que quer se achar por causa do equipamento. Uma lente enorme não te faz um melhor fotógrafo. Uma 5d não te faz um melhor fotógrafo.
Fotos criativas, bem realizadas, com iluminação bacana e composição inteligente ou inovadora: isso sim te torna um melhor fotógrafo.
A câmera é o acessório da lente
Antes que você pense em comprar a câmera mais moderna e cheia de recursos e modernidades lembre-se que sua câmera nada mais é do que um acessório da lente. Aliás, a câmera é o “menos importante” entre lente, flashes, acessórios e – principalmente – criatividade. A qualidade final da imagem está diretamente relacionada a qualidade da sua lente e da iluminação da cena.
O melhor equipamento é o que você tem agora
Seja câmera, lentes ou acessórios: sempre queremos mais e mais. O mais moderno (que daqui alguns meses já não será o mais moderno), o mais rápido, o mais potente, o mais isso, o mais aquilo…
Então pense que, mesmo sempre querendo melhorar seu equipamento, o melhor que você tem agora é o que você tem agora.
Lide com as limitações (é claro que alguns equipamentos têm mais limitações que outros) e aprenda com isso. Saiba o que você pode e o que você não pode fazer com a sua câmera.
Use suas possibilidades atuais enquanto não tem algo melhor
A minha câmera já está fora de linha a anos. Existem mais 3 modelos mais modernos que ela na minha linha. E existem mais 2 linhas melhores que ela na minha marca.
Porém, ela faz muito bem o que eu preciso. Ela é rápida o suficiente para os meus retratos, ela tem um ruído bom no ISO máximo que costumo usar, ela tem um sensor ótimo que traz resultados maravilhosos para minhas impressões de book e posteres.
O que adianta eu querer uma câmera que não tenha nenhum ruído em ISO 3200 se eu não uso ISO 3200?????
O que adianta eu querer uma câmera que faça 30 fotos no modo sequencial se eu não trabalho com fotografia de esportes ou algo que precise disso? Nunca passo de 3 fotos no modo sequencial.
O que adianta eu querer uma câmera que seja full frame se não tenho dinheiro para comprar lentes compatíveis?
É claro que com uma câmera melhor e mais cara nossas possibilidades se abrem. Mas enquanto isso não acontece, vamos usar as possibilidades que a nossa câmera atual nos permite.
Afinal o objetivo é fazer fotografias – não imagens quaisquer de qualidade gráfica incrível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário