Arco-iris

Minha Galeria

Frases

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PANNINGS

Por Ivan de Almeida 


Como venho dizendo -espero que se entenda isso "na boa"-, há diversas abordagens para panning.. O texto abaixo trata disso, mostrando com exemplos as relações entre o tipo de panning e as regulagens, principalmente o tempo do disparo.

Temos a abordagem convencional, qual seja, carros congelados e fundo riscado.


Esta é a abordagem mais reconhecível, e é aquela onde as pessoas associam mais claramente técnica e resultado. Para muitos, essa é a abordagem "certa". Para mim, apenas uma das abordagens possíveis.

Para executar essa abordagem precisamos ter condições de luminosidade suficientes e uma lente que cubra minimamente o assunto. As velocidades serão relativamente breves, 1/40s, 1/60s, 1/125, até,como naquels pannings de corrida mostrados por um colega em outro tópico como exemplo. Nessas velocidades os movimentos parasitários são irrelevantes, e a dose de sucesso é relativamente alta (com isso estou dizendo que quase todas saem razoáveis e uma ou outra boa). O pannig que mostrei hoje é assim, lente 135, velocidade 1/40s, ainda confortável e suficiente para borrar o fundo.


Ou essa em 135mm, 1/25s, já um pouco fora da velocidade prudente.



Fazer tais pannings, como toda fotografia, depende de existirem as condições. Toda fotografia é assim, não apenas os pannings.

Abordagem Expressiva.

Uma outra abordagem, da qual gosto mais, pois a abordagem congeladinha é relativamente repetitiva e seu maior interesse é para carros de corrida, etc, é o que chamo de "Abordagem Expressiva".

A abordagem expressiva rompe os limites da prudência, e busca exatamente da imprecisão do panning obter outros elementos narrativos. As velocidades então caem para 1/15, 1/10, 1/8 e já fiz pannings com 1/2 e mesmo 1/1s. Obviamente, ninguém em sã consciência pode esperar que saiam perfeitos, nem é esse o objetivo. O obejtivo -pelo menos o meu- é obter uma expresão narrativa forte que ultrapasse a idéia de pannig.

Exemplos disso:
1/8s -100mm, f/4, de noite, quase.


1/15, 100mm, f/11 (de dia, diafragma fechado para permitir-me baixar a velocidade para 1/15 na intenção de obter expressividade)


Ou este, com comprimento focal menor (provavelmente 80mm, mas não tenho o registo, e velocidade abaixo de 1/5s, com certeza)


Evidentemente, ao baixarmos a velocidade não temos INTENÇÃO de fazer um panning convencional, então, o observador pode gostar ou não disso, mas é preciso entender a intenção do fotógrafo, no primeiro caso em fazer um panning convencional, nos outros de fazer um panning expressivo. Não é necessário gostar dos pannings expressivos, mas ao se cobrar deles os requisitos do panning convencional não se está considerando o propósito da fotografia.

Outros elementos podem ajudar ou atrapalhar.

Por exemplo, o panning abaixo foi feito com uma superzoom que dispunha de Foco Contínuo, então eu podia "engajar o alvo" lá longe e vir acompanhando, deixando a câmera trazer o coco sozinha. Isso melhora, é óbvio, as chances de se conseguir resultados. Fuji s7000, 1/25s, foco contínuo, distância focal-equivalente de cerca de 150mm (100mm se fosse APS-C, 38mm DF real).


Quando não temos foco contínuo, um autofoco rápido pode resolver, mas é perfeitamente possível fazer panning sem isso, bastando focar a pista onde os carros vão passar antes e deixar o foco ali. Evidentemente, quem faz profissionalmente deve obter uma lente com autofoco rápido, é a ferramenta mais adequada.Os dois pannings da Pajero e o do Ka foram feitos com a técnica de fixar o foco antecipadamente

Ainda, sobre a expressividade e os efeitos, se pode, usando baixas velocidades e tirando partido das velocidades relativas dos carros, ter efeitos interessantes de transparência, como na foto abaixo:


No passado, quando deixei de querer fazer pannings convencionais, fiz bincadeiras completamente impossíveis, como o panning abaixo em 1/2 segundo de disparo... Obviamente ele não fica nítido, mas acho que qualquer pessoa pode ver que não é essa a inteção...


Perde-se o congelamento em prol da expressividade:



Feitos com uma compacta Canon A30, 1mpx em JPEG

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...